Ano Novo, Vida Nova. Será?
- giulianna20003
- 4 de jan.
- 2 min de leitura

Eu acredito que na verdade o ano só é novo se seus comportamentos também forem novos. Sabe aquela listinha de metas que fazemos todo começo de ano? As metas que estão ali só vão acontecer se você se comprometer a realizá-las e para isso, seu comportamento precisa estar alinhado para que isso ocorra.
E quantas vezes a decisão é iniciar uma nova carreira, trocar de emprego ou até mesmo empreender e a meta vai ficando, o ano passando e com o tempo a sensação de angústia, ansiedade ou frustração aumenta, e tudo isso porque deixou o medo ou outras decisões tomarem a frente ou porque não sabia por onde começar.
Começo de ano é um ótimo período para rever a carreira, traçar objetivos profissionais ou reacender aquele projeto. Se você precisa de ajuda em como fazer isso, deixo aqui 3 dicas:
Pergunte-se:
1. Onde estou? Onde quero chegar?
É importante ter clareza do seu momento atual versus o seu real objetivo (exemplos: trocar de emprego, ter uma promoção ou empreender). A partir desta pergunta, será necessário responder as perguntas abaixo.
2. Quais ações preciso tomar para chegar onde quero?
Aqui já é necessário criar um planejamento, e de preferência factível e dentro da sua realidade (nada de colocar coisas mirabolantes ou impossíveis de se concretizar). É retomar os estudos? Iniciar uma pós? Melhorar o inglês? Aumentar o networking? Enfim, defina a ação e como colocar essa ação dentro da sua rotina. Sim, você vai precisar rever sua agenda e incluir essa ação. Prioridades, não é mesmo?!
3. O ambiente que estou me proporciona chegar onde quero?
Se a resposta for sim, entenda quais passos será necessário dar neste ambiente para chegar onde se deseja. Se a resposta for não, é necessário estudar ou conhecer o tipo de ambiente que gostaria de estar, ou seja, planejar essa transição.
Comments